07 dicas (mas não todas) para iniciar a "mestrar" RPG

E aí, rpgistas, tudo bem?
Eu sou o mestre Ikaruz e abaixo deixei 07 dicas que acredito ser importante para se iniciar a "mestrar" RPG.

Dica 1: aprenda um sistema

Existem muitos sistemas de RPG: D&D, GURPS, Tormenta, Order & Chaos e muitos outros (inclusive, esses 2 últimos são sistemas brasileiros).
O sistema é o que dá a base para se iniciar a jogar, ou seja, nele se encontram regras, histórias, personagens, etc.
É bom mencionar que você pode criar seu próprio sistema, adequando-o para seu jeito de jogar.

 

📝 Já vou avisando que criar um sistema do zero é muito trabalho, principalmente o balanceamento das mecânicas.

 

Dica 2: mestre não precisa saber tudo

Tendo em vista que a base é aprender um sistema, e que por muitas vezes esses sistemas são repletos de regras e exceções, é normal o mestre (narrador) não saber tudo sobre o sistema. Não se desespere se isso acontecer na sua mesa (virtual ou não). Nessa situação, gosto de optar por uma das duas saídas:
A) No meio da sessão, parar e verificar no livro de regras do sistema qual é a regra correta para a situação;
B) Tomar as rédeas da situação e narrar como você (mestre/narrador) achar melhor.
Para completar essa situação, vamos à dica 3.

Dica 3: o mestre nunca deve estar sozinho

Bom, a não ser que você esteja jogando um RPG solo (sozinho), é bom conversar com os jogadores a respeito de X ou Y regras que podem ter sido esquecidas no momento da sessão.
As vezes, um jogador lembra da regra que o mestre esqueceu e aí, conversando, o jogo pode fluir naturalmente. Mestre e jogadores devem saber do sistema!

Dica 4: assista algumas sessões de RPG

O YouTube está cheio de canal bacana com sessões de RPG de inúmeros temas e de diversos sistemas. Assistir à sessões de RPG pode aumentar sua experiência com narrativa, surgimento de ideias, identificação de possíveis erros e acertos e muito mais.
Abaixo, deixo alguns canais que sigo (além do meu, né?):

Dica 5: prepare-se, mas não crie roteiros

O papel fundamental do mestre é fazer uma narrativa coesa e interessante para os jogadores. Antes de uma sessão, o mestre deve se preparar criando cenários, personagens que participarão da história a ser contada, possíveis escolhas (desvios) dos personagens, entre outras coisas.
Mas, por favor, não crie ROTEIROS que devem ser seguidos. O bom das narrativas de RPG é ter espaço para surpresas, principalmente quando afetam os personagens e o mundo em que eles vivem.

Dica 6: crie elos

Por elo, entenda criar vínculos entre a história, NPCs e personagens para criar um senso de importância, principalmente para os jogadores.
Imagine uma decisão tomada pelo grupo mudar toda a história em que eles estão vivendo? 

Dica 7: relaxe e comece a narrar

Essa é a dica mais importante. Não espere ficar 100% seguro para iniciar a narrar RPG. Isso acontecerá com o tempo, ou seja, precisa ter a experiência de narrar.
Como começar?
No reddit tem diversas comunidades de RPG que você pode postar uma sub indicando que você é um mestre novato e que quer iniciar uma mesa. Tem muita gente quer também está iniciando, seja como mestre ou jogador, que quer participar de mesas.


Bom, fico por aqui e espero ter ajudado de alguma forma.
Até outro post!

Comentários